O que é Gerenciamento de Decisões?

postado em 31 de out de 2018 11:28 por Antonio Plais   [ 31 de out de 2018 11:56 atualizado‎(s)‎ ]

O que são Decisões e onde elas são relevantes?

Decisões, complexas ou simples, são tomadas milhares de vezes por dia, todos os dias, nas organizações. Muitas destas decisões são humanas, mas um grande numero delas são, ou estão sendo, automatizadas.

Decisões são, tipicamente, reconhecidas através de palavras de ação, tais como 'determinar', 'calcular' ou 'estimar'. Por exemplo, em um processo de integração de clientes (onboarding), são coletados detalhes do cliente e são tomadas decisões para: 'determinar diligência prévia', 'determinar produtos adequados' dentro da área de interesse do cliente e determinação dos riscos associados, 'determinar nível de risco para este domínio', 'calcular custo dos produtos', bem como várias decisões através dos processos de 'conheça seu cliente' e prevenção de lavagem de dinheiro. Uma vez integrado, podem haver muitas outras decisões, tais como 'determinar produtos complementares' para criar valor adicional para o engajamento do cliente.

Nós usamos o termo lógica de negócio para representar como a conclusão da decisão é determinada a partir de um conjunto de dados de entrada. Tradicionalmente, nunca existiu um mecanismo robusto e rigoroso para extrair a lógica de negócio relacionada com a tomada de decisões de dentro dos domínios dos processos e dos dados, outro que vários documentos não padronizados e planilhas eletrônicas. Disto resulta que a lógica de negócio acaba perdida em um mar de diferentes domínios, documentos e formatos. A mudança e a automatização se torna extremamente cara e de alto risco.

O gerenciamento de decisões muda o jogo, através da criação de um domínio de conhecimento específico, separado dos processos e dos dados, onde as decisões são determinadas, definidas, testadas, governadas e analisadas. O advento de um modelo robusto e rigoroso (O Modelo de Decisão) fornece os princípios e modelos de desenho que garantem que as decisões possuem integridade, e são inequívocas, acuradas e consistentes através da organização. A combinação de gráficos intuitivos e tabelas inteligentes orienta o entendimento comum da lógica de negócio das decisões de forma independente dos papéis (analista de negócio, especialista no negócio, gerente de produto, auditor, desenvolvedor, testador, etc.).

O resultado é um conjunto de serviços de decisão reusáveis que podem ser consumidos através de múltiplos processos e canais, levando a capacidades multicanal e experiências do cliente melhoradas. O gerenciamento de mudanças se torna enormemente simplificado na medida em que o usuário cria novas versões do modelo de decisão a partir do modelo existente, com a habilidade de comparar, testar e implementar o novo modelo de forma facilitada. A conformidade regulatória também é muito beneficiada através da transparência e do entendimento comum das decisões regulatórias interpretadas e modeladas a partir das políticas e/ou regulações apropriadas.

Tomada de decisões automatizada

O Gerenciamento de Decisões abrange todos os aspectos do desenho, construção e gerenciamento da Lógica de Negócio que uma organização embute nos sistemas de negócio que suportam seus processos de negócio. A demanda por uma plataforma de software para o Gerenciamento de Decisões está crescendo, enquanto as empresas lutam com a complexidade e as implicações negativas dos processos manuais existentes envolvidos na captura, articulação, tradução e, então, gerenciamento da Lógica do Negócio deste o pessoal de negócio até os sistemas de TI.

As empresas também estão se virando para a tecnologia do Gerenciamento de Decisões a fim de obter um maior retorno sobre investimentos realizados anteriormente na arquitetura corporativa e porque elas estão sendo confrontadas com:
  • Complexidade crescente da lógica de negócio e das regras de negócio
  • Pressão competitiva para tomada de decisão automatizada mais sofisticada para fornecer engajamento imediato e sempre disponível para os clientes
  • Janela cada vez mais estreita de vantagem competitiva - isso é, a velocidade das demandas de negócio está superando a capacidade da TI para reagir em tempo hábil
  • Atender os requisitos de gerenciamento de mudanças organizacionais e do gerenciamento de processos de negócio - especialmente sob a crescente pressão da conformidade regulatória.
O Gerenciamento de Decisões é uma disciplina emergente que, basicamente, descreve o que os sistemas de negócio fazem. Falando em termos tecnológicos, ele está desbravando a evolução a partir das planilhas e documentos eletrônicos da mesma forma como as calculadores substituíram o papel e a caneta.

Os sistemas de negócio de hoje - um fracasso!

O processo para a criação da Lógica de Negócio ainda é largamente manual, incompleto e sujeito a opiniões, erros e a inabilidade de encontrar falhas dentro do modelo. Para descrever a lógica, os sistemas de negócio atuais confiam em uma combinação caso-a-caso de comunicação direta com os usuários do negócio, documentos e planilhas preparados por analistas de negócios, e motores de regras de negócio, como aqueles encontrados em Sistemas Gerenciadores de Regras de Negócio (BRMS-Business Rules Management System). Finalmente, o processo de elicitação das decisões é, algumas vezes, governado através de um framework de gerenciamento de requisitos, como detalhado na ontologia do Framework Zachman.

Se o processo não estiver perfeitamente claro, completo e preciso, espere por:
  • Longos processos para a captura dos requisitos e das definições da lógica do negócio
  • De 10 a 70% de duplicação nos esforços de implementação da mesma lógica em vários lugares (isso é, mais de um aplicativo ou banco de dados)
  • Problemas na produção, tais como requisitos faltantes ou incorretos, erros ou consequências não previstas
  • Gerenciamento de regras e/ou modelagem de árvores de decisão incompletos
  • 1000% mais esforço requerido para corrigir problemas de implementação encontrados durante os testes de aceitação do usuário (UAT-User Acceptance Testing)
  • Extração manual da lógica existente nos aplicativos, resultando em erros, carga de trabalho dos desenvolvedores de 10 a 50% maior, e tempos de entrega de 100 a 1000% maiores
  • Impossibilidade e desistência da automatização
Combinados, estes fatores levam a maiores tempos para o mercado, maiores custos para a detecção e resolução de erros, e, ao final, custos maiores de operação e falhas de conformidade.

Aqui e agora

Quando requisitos, políticas e regras de negócio são formuladas usando um processo e um modelo estruturados, que impõem um método claro para a sua articulação, o resultado é um modelo claro, completo e preciso para a Lógica do Negócio. Este modelo pode ser:
  • Governado por um framework de gerenciamento de requisitos, como a ontologia do Zachman Framework
  • Validado e testado para integridade, precisão e completude na fase de autoria dos requisitos
  • Implementado pela TI ou automaticamente transformado em código executável
  • Usado como um ponto de distribuição para a lógica de negócio mais atual dentro da organização, para:
    • compartilhar o modelo e aplicá-lo consistentemente através de múltiplos processos e aplicativos
    • habilitar modificações na lógica de negócio com visibilidade clara sobre o impacto das mudanças graças às capacidades de análise avançadas
Os benefícios são tangíveis e têm efeito fundamental sobre o negócio, incluindo:
  • Projetos de 20 a 50% mais rápidos (com a maioria dos problemas descobertos antecipadamente durante a articulação da lógica de negócio)
  • Tempo para o mercado de 100 a 1000% mais rápido para novos produtos, serviços e atualizações
  • Reuso da lógica de negócio de 10 a 70% maior
  • Redução significativa nos problemas de produção (por exemplo, menos multas por não conformidade, alocação de riscos, etc.)
  • Menos tempo e recursos requeridos para lidar com incidentes na produção, problemas de suporte e avaliações de conformidade
  • Mais processos de negócio automatizados (menos desistências)
  • Custo reduzido de operação


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