Originalmente postado por Henk Jonkers e Bernd Ihnen*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada
O ArchiMate fornece uma linguagem poderosa para descrever visualmente a arquitetura de uma empresa em várias camadas - da estratégia até a implementação. A necessidade de descrever vários aspectos varia dependendo das características específicas das organizações e da sua maturidade em arquitetura corporativa. Tipicamente, nem toda organização necessita de toda a abrangência da linguagem, de forma que você deve fazer uma seleção dos seus elementos e relacionamentos com base nas suas necessidades. Mais ainda, você pode querer padronizar as visões que você cria usando estes conceitos, tornando mais fácil a colaboração entre as equipes e resguardando a qualidade dos seus modelos.
Para comunicar para os arquitetos quais conteúdos da arquitetura descrever, nós aconselhamos criar um diagrama de conteúdo para especificar isso. Ele clareia qual subconjunto dos elementos e relacionamentos da linguagem ArchiMate podem ser usados. Para suportar essa forma de trabalho, o Enterprise Studio possui funcionalidades para verificar a conformidade com tais convenções. Violações podem ser reportadas por meio de vários formatos para diferentes partes interessadas, por exemplo, como um mapa de calor, uma tabela ou em um painel de controle.
As convenções de modelagem são especificadas de uma forma amigável, como uma ou mais visões ArchiMate, representando os elementos e relacionamentos permitidos. Nós demonstramos essa funcionalidade por meio de um exemplo simples de uma visão de convenções, mostrada abaixo:
Definir o modelo de conteúdo como parte das convenções de modelagemO diagrama de convenções representa o metamodelo para uma arquitetura simples de aplicativo, descrevendo:
![]() Metamodelo para uma arquitetura simples de aplicativo
Verificação direta para o modelador via mapa de calor para indicar a conformidade com as convenções de modelagemA visão abaixo foi verificada para conformidade com as convenções especificadas acima, e os resultados são mostrados em um mapa de calor. Elementos conformes são coloridos em verde, elementos não conformes são mostrados em laranja:
![]() Verificação direta por meio de mapa de calor Relatórios em tabelas para arquitetos-líderes para verificação semanal ou mensalArquitetos-líderes não precisam verificar todos os diagramas separadamente por meio dos mapas de calor. Para verificar a conformidade dos diagramas ou mesmo de múltiplos modelos, eles podem criar um relatório tabular para identificar os objetos que não estão em conformidade com o modelo de conteúdo. Naturalmente, isso também pode ser usado pelo modelador para verificar vários diagramas do projeto ou do domínio. Os objetos na tabela são clicáveis, de forma que você pode pular diretamente para o objeto no diagrama para adaptar seu modelo de arquitetura ![]() Relatórios de tabela para arquitetos-líderes
Painéis de controle para arquitetos-líderes para demonstrar a qualidade dos seus modelosPara demonstrar evidências da qualidade das descrições da arquitetura, você pode criar um painel de controle individual com um relatório sobre a qualidade dos modelos. Essa é uma peça básica para demonstrar a rastreabilidade e evidência de propostas de mudanças na arquitetura nas conversas com partes interessadas gerenciais.
![]() Painéis de controle para arquitetos-líderes
ResumoO exemplo simples acima demonstra os benefícios das verificações de conformidade. Cenários mais avançados também são suportados, tal como o uso de perfis específicos para expressar que somente certas especializações dos elementos ou relacionamentos padrão do ArchiMate podem ser usados.
O Enterprise Studio fornece uma abordagem simples para obter o controle sobre a qualidade dos seus modelos de arquitetura. Por meio da definição de um modelo de conteúdo, você pode:
Para ressaltar a importância do último item, gostaríamos de citar um cliente: "No PowerPoint você não tem a opção de mergulhar nos detalhes e verificar as pressuposições. Modelos de arquitetura fornecem evidência para a tomada de decisão". Se você quer saber mais sobre estas e outras funcionalidades avançadas do Enterprise Studio, entre em contato e agende uma demonstração. * Henk Jonkers e Bernd Ihnen são consultores-pesquisadores da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria. |