Aumentando a Qualidade dos seus Modelos - Verificação de Conformidade

postado em 27 de abr. de 2020 09:44 por Antonio Plais   [ 27 de abr. de 2020 09:44 atualizado‎(s)‎ ]
Originalmente postado por Henk Jonkers e Bernd Ihnen*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

O ArchiMate fornece uma linguagem poderosa para descrever visualmente a arquitetura de uma empresa em várias camadas - da estratégia até a implementação. A necessidade de descrever vários aspectos varia dependendo das características específicas das organizações e da sua maturidade em arquitetura corporativa. Tipicamente, nem toda organização necessita de toda a abrangência da linguagem, de forma que você deve fazer uma seleção dos seus elementos e relacionamentos com base nas suas necessidades. Mais ainda, você pode querer padronizar as visões que você cria usando estes conceitos, tornando mais fácil a colaboração entre as equipes e resguardando a qualidade dos seus modelos.

Para comunicar para os arquitetos quais conteúdos da arquitetura descrever, nós aconselhamos criar um diagrama de conteúdo para especificar isso. Ele clareia qual subconjunto dos elementos e relacionamentos da linguagem ArchiMate podem ser usados. Para suportar essa forma de trabalho, o Enterprise Studio possui funcionalidades para verificar a conformidade com tais convenções. Violações podem ser reportadas por meio de vários formatos para diferentes partes interessadas, por exemplo, como um mapa de calor, uma tabela ou em um painel de controle.

As convenções de modelagem são especificadas de uma forma amigável, como uma ou mais visões ArchiMate, representando os elementos e relacionamentos permitidos. Nós demonstramos essa funcionalidade por meio de um exemplo simples de uma visão de convenções, mostrada abaixo:

Definir o modelo de conteúdo como parte das convenções de modelagem

O diagrama de convenções representa o metamodelo para uma arquitetura simples de aplicativo, descrevendo:
  • componentes de aplicativo e sua estrutura hierárquica (modelada como composições)
  • os serviços de aplicativo que eles realizam e usam
  • os fluxos de informação entre os componentes e os objetos de dados associados com estes fluxos
  • os processos de negócio que usam os serviços de aplicativo, e os relacionamentos de acionamento entre os processos
  • os serviços de tecnologia usados pelos componentes de aplicativo
Metamodelo para uma arquitetura simples de aplicativo

Verificação direta para o modelador via mapa de calor para indicar a conformidade com as convenções de modelagem

A visão abaixo foi verificada para conformidade com as convenções especificadas acima, e os resultados são mostrados em um mapa de calor. Elementos conformes são coloridos em verde, elementos não conformes são mostrados em laranja:
  • um Evento de Negócio não é permitido de acordo com as convenções. Assim sendo, um acionamento de um Evento de Negócio para um Processo de Negócio também não
  • um Objeto de Dados só pode ser associado com um relacionamento de fluxo; um relacionamento de acesso de um Componente de Aplicativo para um Objeto de Dados não é permitido
  • um relacionamento de servidão direto de um Componente de Aplicativo para um Processo de Negócio, sem um Serviço de Aplicativo intermediário, não é permitido
  • um tipo de relacionamento indesejado (fluxo ao invés de servidão) foi usado entre o Serviço de Tecnologia 'Serviço DBMS' para o Componente de Aplicativo 'Claims Database'
Verificação direta por meio de mapa de calor

Relatórios em tabelas para arquitetos-líderes para verificação semanal ou mensal

Arquitetos-líderes não precisam verificar todos os diagramas separadamente por meio dos mapas de calor. Para verificar a conformidade dos diagramas ou mesmo de múltiplos modelos, eles podem criar um relatório tabular para identificar os objetos que não estão em conformidade com o modelo de conteúdo. Naturalmente, isso também pode ser usado pelo modelador para verificar vários diagramas do projeto ou do domínio. Os objetos na tabela são clicáveis, de forma que você pode pular diretamente para o objeto no diagrama para adaptar seu modelo de arquitetura


Relatórios de tabela para arquitetos-líderes

Painéis de controle para arquitetos-líderes para demonstrar a qualidade dos seus modelos

Para demonstrar evidências da qualidade das descrições da arquitetura, você pode criar um painel de controle individual com um relatório sobre a qualidade dos modelos. Essa é uma peça básica para demonstrar a rastreabilidade e evidência de propostas de mudanças na arquitetura nas conversas com partes interessadas gerenciais.

Painéis de controle para arquitetos-líderes

Resumo

O exemplo simples acima demonstra os benefícios das verificações de conformidade. Cenários mais avançados também são suportados, tal como o uso de perfis específicos para expressar que somente certas especializações dos elementos ou relacionamentos padrão do ArchiMate podem ser usados.

O Enterprise Studio fornece uma abordagem simples para obter o controle sobre a qualidade dos seus modelos de arquitetura. Por meio da definição de um modelo de conteúdo, você pode:
  • usar mapas de calor para fornecer retroalimentação imediata para o modelador
  • criar relatórios de tabela sobre os objetos e relacionamentos que não estão conformes
  • criar painéis de controle para aumentar a confiança nas suas descrições da arquitetura
Para ressaltar a importância do último item, gostaríamos de citar um cliente: "No PowerPoint você não tem a opção de mergulhar nos detalhes e verificar as pressuposições. Modelos de arquitetura fornecem evidência para a tomada de decisão".

Se você quer saber mais sobre estas e outras funcionalidades avançadas do Enterprise Studio, entre em contato e agende uma demonstração. 


* Henk Jonkers e Bernd Ihnen são consultores-pesquisadores da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.