Originalmente postado por Peter Matthijssen*, no blog da BiZZdesign. - Tradução e adaptação autorizados A Empresa Adaptativa - 2020 pode ter sido um ano assustador ou desafiador para muitas organizações. Qual deles dependeu inteiramente da habilidade de cada organização para mudar. "Adaptar ou Morrer" é o mantra em que devemos acreditar nos dias de hoje, e uma vez que a taxa e a magnitude das disrupções do mercado continuarão aumentando no futuro, precisamos mudar a maneira como nós mudamos.
Nós todos sabemos que a necessidade de mudança neste "Novo Normal" está crescendo. As fronteiras territoriais estão se esgarçando, e os mercados estão sendo sacudidos. No ano da pandemia da COVID-19, a transformação digital entrou definitivamente na agenda dos executivos no Brasil e no mundo. Vemos empresas esperando que a Amazon, Google, Apple e outros pesos pesados (sem falar dos concorrentes mais ágeis) fiquem fora dos seus territórios de negócio mas, como sabemos, esperança não é estratégia.
Como as Organizações Mudam Atualmente?Nos últimos anos as pessoas aprenderam como:
Esta atitude de aprendizado e adaptação constantes foi incorporada no DNA das organizações no nível fundamental. Mas isso é suficiente para encarar os desafios do presente e do futuro? Continuar fazendo mais do mesmo, com alguns novos projetos, consultores, tecnologias e iniciativas isoladas, fará a diferença? Nós afirmamos que não.
Mudando as Prioridades que Afetam a Mudança OrganizacionalHoje:
No Novo Normal as organizações precisam de flexibilidade e de novas ideias! Infelizmente, isso não virá fazendo as mesmas coisas da mesma maneira. Afinal, "A definição de insanidade é fazer a mesma coisa sempre e sempre, esperando resultados diferentes". Flexibilidade e mudança requerem novos conhecimentos, criatividade, experimentação, aprendizado.... e muitas falhas.
Após todos estes anos evitando falhas, as organizações estão prontas para apreciar a força das falhas e dos riscos (controlados)?
Resistência para Adotar novos Métodos de MudançaVocê poderia dizer: "A mudança é difícil, então mudar como nós mudamos deve ser impossível". Para nós, da Centus/BiZZdesign, habilitar as organizações para serem mais adaptativas e obterem mais sucesso é o nosso principal motivador. Nós acreditamos que a mudança não pode ser sempre gerenciada, planejada ou forçada; muitas ideias novas e criativas precisam crescer de dentro da organização. Isso requer proatividade, criação informada e colaboração entre as equipes, em todos os níveis da organização, através das operações de negócio e de TI.
São as pessoas que fazem a mudança mas, na complexidade e na turbulência dos negócios diários, existem sempre muitas barreiras para o sucesso. São essas barreiras que nós da Centus/BiZZdesign procuramos diminuir ou eliminar.
Como Podemos Ajudar na Transformação da sua OrganizaçãoA plataforma de software BiZZdesign HoriZZon objetiva derrubar as barreiras por meio de:
Nossos clientes globais fortalecem e estendem suas capacidades de mudança todos os dias e, como eles se tornaram verdadeiras Empresas Adaptativas, elas podem olhar para 2021 com confiança, ao invés de com terror.
Se você quer conhecer mais sobre a linguagem ArchiMate, e conversar sobre Arquitetura Corporativa, Transformação Digital e Agilidade Organizacional, acesse regularmente este blog e o site da Centus Consultoria., ou entre em contato conosco.
* Peter Matthijssen é Gerente de Tecnologia da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.
|