Por que Mapas da Jornada de Resultado de Negócio são uma técnica útil para arquitetos de negócio

postado em 4 de jan de 2018 10:42 por Antonio Plais   [ 4 de jan de 2018 10:46 atualizado‎(s)‎ ]
Originalmente postado por Marc Lankhorst*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Mapas da Jornada de Resultado de Negócio são uma técnica nova que ajuda você a focar nos aspectos principais da criação de valor em sua empresa. Nós mostramos, aqui, o que são eles, porque eles são úteis, e como eles são suportados pelo BiZZdesign Enterprise Studio.

Recentemente, escrevemos sobre nossa proposta de adicionar o conceito de Fluxo de Valor à linguagem de modelagem ArchiMate. Este conceito fornece uma visão ponta-a-ponta da criação de valor pela sua empresa, a partir da perspectiva das suas partes interessadas: clientes, usuários finais, parceiros, etc. Há algum tempo, descrevemos como você pode usar Mapas da Jornada do Cliente para representar graficamente a experiência do cliente de uma organização. Tal mapa da jornada mostra os diferentes estágios e pontos de contato que um cliente encontra, os canais usados para estas interações, e a qualidade da experiência do cliente, em uma única visão. A mesma abordagem visual pode ser aplicada em um nível mais abstrato para um fluxo de valor, produzindo o que o Gartner chama de Mapa da Jornada de Resultado de Negócio.

O exemplo abaixo mostra um Mapa da Jornada de Resultado de Negócio para o fluxo de valor principal de uma seguradora. Ele mostra vários aspectos de sua criação de valor:
  • o resultado e parte interessada principais do fluxo de valor (à esquerda)
  • os estágios do fluxo de valor (acima)
  • as metas e resultados dos diferentes estágios e as proposições de valor que eles produzem
  • as capacidades necessárias para cada estágio
Todos estes aspectos mapeiam diretamente para os conceitos correspondentes do ArchiMate 3 de Resultado, Valor, Parte Interessada e Capacidade, e o conceito proposto de Fluxo de Valor.


Esta visualização é muito poderosa para os arquitetos de negócio. Ela mostra em uma única visão geral vários aspectos importantes de negócio que a gerência pode facilmente compreender, sem a necessidade de entrar na complexidade subjacente da arquitetura. Ao combinar técnicas úteis como mapas de capacidade, mapas de jornada e mapeamento cruzado de capacidades/fluxos de valor, ele ajuda você a focar nos aspectos relevantes da criação de valor de sua empresa.

Você também pode combinar isto com várias outras análises, tais como mapas de calor de capacidades, enriquecendo ainda mais esta visão geral. Abaixo, você vê um mapa de calor simples mostrando o nível de custos das capacidades. Na parte de baixo da figura, vemos também a métrica com o valor percebido (a partir da perspectiva da parte interessada) através dos vários estágios da jornada.


Desta forma, você pode criar uma imagem muito rica e informativa da criação de valor da sua empresa. Por exemplo, esta análise mostra que a capacidade "Gerenciamento do Canal de Distribuição" tem um alto custo, mas mas seu valor percebido também é alto, de forma que ele vale o quanto custa. "Execução de Vendas", outra capacidade de alto custo, é avaliada como tendo baixo valor, o que poderia requerer a atenção da gerência para reduzir o seu custo e/ou aumentar o valor que esta capacidade entrega.

Um mapa da jornada da capacidade de negócio como este não precisa ficar limitado aos limites da sua própria empresa. Você poderia, também, incorporar parceiros externos, se eles são participantes nos seus fluxos de valor. Isto nos trás à modelagem de ecosistemas de negócio, algo que discutiremos em uma postagem futura.

Tudo isso, e várias outras novas técnicas de desenvolvimento da estratégia e da arquitetura de negócio, é suportado pela versão mais atual do BiZZdesign Enterprise Studio. Acompanhe nossas postagens, saiba mais, e entre em contato para descobrir sobre como o BES pode ajudar você a entregar mais valor com a sua arquitetura corporativa.

Até a próxima!




* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.