Como Construir uma Empresa Adaptativa?

postado em 19 de mar de 2018 07:56 por Antonio Plais   [ 19 de mar de 2018 07:59 atualizado‎(s)‎ ]
Originalmente postado por Marc Lankhorst & Peter Matthijssen*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

No turbulento ambiente atual de negócios, as organizações precisam ser excelentes no desenho e implementação das mudanças. A 'Organização Digital' requer inovação contínua, o que significa que as organizações estão em um constante estado de fluxo. Ao mesmo tempo, elas precisam estar no controle das mudanças. Elas têm que lidar com a pressão regulatória, restrições financeiras, e com o risco de perturbação dos seus negócios correntes enquanto implementam as grandes mudanças.

Em uma postagem anterior, e no eBook 'A Empresa Adaptativa', argumentamos que, para sobreviver e vencer neste ambiente, as organizações precisam focar em seis capacidades para se tornarem adaptativas: Simplificar, Inovar, Colaborar, Acelerar, Decidir e Controlar.

Como melhorar sua capacidade de mudança?

No eBook indicado acima, demonstramos a necessidade de digitalizar estas capacidades usando uma plataforma colaborativa de desenho de negócios como o BiZZdesign Enterprise Studio. O livro explica como uma plataforma como esta ajuda você a alinhar estratégia, pessoas, processos e tecnologia, e como lidar com as enormes quantidades de dados envolvidos, realizar várias análises para suportar uma tomada de decisões baseada em fatos, e visualizar e comunicar a mudança. O que nós não discutimos, no entento, é como ir do ponto A para o ponto B: como você pode melhorar suas capacidades de mudança para endereçar os problemas da sua empresa, usando efetivamente o Enterprise Studio?

Para ajudá-lo com isso, criamos um método de avaliação e melhoria baseado em um modelo de capacidades detalhado. É um refinamento das seis principais capacidades da empresa adaptativa descritas acima, e é, naturalmente, implementada no próprio Enterprise Studio. A figura abaixo sumariza a abordagem:


Ela começa com a identificação das preocupações de negócio importantes que a sua organização quer endereçar, suportado por uma lista de mais de 100 questões. Para lhe dar uma ideia, aqui está uma amostra de algumas destas questões:
  • Quais capacidades são necessárias para o seu modelo de negócio?
  • Nós podemos rastrear a contribuição de cada projeto para resultados concretos de negócio?
  • Nosso uso de dados pessoais respeita as regulações de privacidade?
  • Qual o impacto da introdução de um novo produto?
  • Qual é o risco do término de vida de uma tecnologia para um aplicativo?
Para diferentes questões de negócio precisamos de capacidades de colaboração, análise e mudança diferentes. Selecionar as questões mais relevantes para você determina o que você precisa.


As funcionalidades do Enterprise Studio mostradas acima suportam estas capacidades. Nós avaliamos o seu uso atual (se houver) destas funcionalidades, usando um segundo conjunto de questões. Isto fornece percepções sobre as suas capacidades atuais. Nós criamos mapas de calor mostrando suas capacidades atuais, as capacidades alvo, e as diferenças entre elas.

Agora, implementar ou melhorar as capacidades para preencher as lacunas exige alguma reflexão. Para guiá-lo nesse processo, criamos um modelo de maturidade que mapeia estas capacidades para diferentes estágios de crescimento. Tipicamente, você começa com as capacidades mais básicas e implementa as capacidades mais avançadas em um estágio posterior.


Finalmente, para suportar as capacidades necessárias para responder às suas questões de negócio, nossa abordagem recomenda o uso de funcionalidades específicas do Enterprise Studio. Isto fecha o ciclo e permite que você use o máximo da nossa plataforma dentro do seu contexto de negócios.

Em resumo, para endereçar as seis capacidades principais mencionadas acima, nós fornecemos um conjunto detalhado de capacidades de suporte, nós avaliamos suas necessidades com base nas questões de negócio que se apresentam, e endereçamos o suporte a elas pelas funcionalidades do Enterprise Studio. Assim, você sabe o que usar, personalizado para as circunstâncias específicas da sua organização. Você sempre poderá mudar a maneira como você muda, e se tornar uma Empresa Adaptativa.



* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia, e Peter Matthijssen é Diretor de Tecnologia, da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.