ArchiMate® 3.0 - IoT (Internet das Coisas)

postado em 18 de out de 2018 11:57 por Antonio Plais   [ 18 de out de 2018 12:14 atualizado‎(s)‎ ]
Originalmente postado por Marc Lankhorst*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Em uma postagem anterior sobre a estratégia de 'Intimidade Digital do Cliente' da nossa seguradora fictícia ArchiSurance, nós delineamos que eles pretendiam usar dados mais detalhados sobre os clientes para melhorar a interação e a satisfação dos clientes, e determinar prêmios de seguro personalizados. Para isso, eles querem usar a Internet das Coisas, adquirindo dados de dispositivos inteligentes conectados, tais como rastreadores pessoais de exercício, caixas pretas em veículos, dispositivos de automação residencial, sistemas de gerenciamento de frotas, dispositivos de loja RFID, e sensores inteligentes em edifícios.

A figura abaixo mostra sua intenção: o prêmio de seguro dos clientes individuais é baseado parcialmente nos dados que eles adquirem dos vários dispositivos. Estes dados são processados para criar perfis específicos dos clientes, que são entrada para o cálculo dos seus prêmios de seguro. Em um nível agregado, estes dados são usados também para desenvolver novos tipos de produtos de seguro e para avaliar e ajustar a exposição geral ao risco da companhia.

Figura 1: Seguro orientado por dados

Para suportar isso, a ArchiSurance estabeleceu um gateway de aquisição de dados, que pode conectar todos os tipos de dispositivos inteligentes para gerar os dados relevantes. Estes dispositivos são modelados como Equipamentos no padrão ArchiMate 3.0. Por sua vez, equipamentos podem ser localizados em uma Instalação; no exemplo abaixo, nós vemos um Sistema de Alarme Residencial e um Termostato Inteligente como parte de uma Residência Inteligente. Finalmente, o termostato inteligente é conectado à Rede de Energia, modelada como uma Rede de Distribuição no ArchiMate.

Figura 2: Aquisição de dados com dispositivos IoT

A implementação da aquisição de dados da ArchiSurance é baseada em uma arquitetura de microserviços. Os dispositivos IoT pode se registrar no gateway através de uma API REST. Eles também usam serviços na API para notificar o gateway sobre os dados que eles coletam. Este gateway é suportado por uma Plataforma-como-Serviço (PaaS-Platform as a Service), fornecendo serviços de implementação, integração gerenciamento de ciclo de vida, contabilização, segurança, balanceamento de carga, armazenamento, virtualização e mais. Uma instância da funcionalidade de Aquisição de Dados é executada no container para cada dispositivo registrado. Note que em modelos de arquitetura nós normalmente não descrevemos as instâncias individuais dos dispositivos, mas nos concentramos apenas nos seus tipos. Isso é mostrado na Figura 3, que também exibe o conceito de Agrupamento (melhorado) no ArchiMate 3.0, o qual agrega seu conteúdo e permite relacionamentos de e para aquele grupo.

Figura 3: Serviços de dispositivos IoT

Estes exemplos mostram como a integração entre a tecnologia da informação e do mundo físico (que é suportada pelo ArchiMate 3.0) pode ser usada para modelar tecnologias inovadoras tais como a Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0 e Computação na Nuvem. A rastreabilidade completa dentro e entre os vários modelos, como suportado pelo BiZZdesign Enterprise Studio, permite que você relacione estas tecnologias com os processos de negócio e produtos que eles suportam, e daí para as capacidades estratégicas, resultados de negócio e modelos de negócio da organização. Isto fornece para você uma excelente visibilidade das oportunidades potenciais e o impacto estratégico das inovações na sua organização.


Fique ligado nas nossas postagens e saiba mais sobre como a linguagem ArchiMate e o BiZZdesign Enterprise Studio podem ajudá-lo nas suas iniciativas de transformação digital, ou entre em contato para solicitar uma demonstração.



* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.


 http://bizzdesign.centus.com.br/biblioteca/ebooks/archimate-da-teoria-a-pratica
eBook ArchiMate - Da Teoria à Prática

Inovação, regulações em constante mudança, novas possibilidades tecnológicas, uma nova direção estratégica; estas são algumas das razões pelas quais muitas organizações estão em constante movimento. 

Este livro apresenta as melhores práticas dos autores, fruto da experiência do uso da linguagem ArchiMate em dezenas de projetos reais, em clientes dos mais diversos ramos de negócio. Uma leitura fundamental para quem quer se iniciar na prática da modelagem da arquitetura corporativa. 

Solicite sua cópia GRÁTIS aqui