Modelagem e Análise do Tempo em Modelos ArchiMate

postado em 25 de set de 2017 04:00 por Antonio Plais   [ 25 de set de 2017 04:04 atualizado‎(s)‎ ]
Por: Antonio Plais*, Centus Consultoria

O BiZZdesign Enterprise Studio (BES), nossa suite de ferramentas de modelagem da arquitetura corporativa, suporta duas abordagens para a modelagem e análise do tempo em modelos ArchiMate: roteirização (roadmapping) e gerenciamento do ciclo de vida (LCM-Life Cycle Management. Nesta postagem faremos uma rápida apresentação desta funcionalidade, disponível a partir da versão 3.0 da ferramenta.

Roteirização

Roteiros podem ser usados para visualizar os caminhos possíveis e alternativos para ir de uma arquitetura de linha de base para uma arquitetura alvo em uma iniciativa de transformação da arquitetura. A modelagem é feita na visão de Roadmap, na qual todos os tipos de objeto podem ser relacionados com uma linha do tempo, suportando a transformação através das arquiteturas de transição.
Figura 1 - Visão de Roadmap com linha do tempo e platôs

Gerenciamento do Ciclo de Vida

O Gerenciamento do Ciclo de Vida permite que você modele, analise e visualize os estágios através doa quais um objeto na arquitetura corporativa passa durante seu ciclo de vida. Diferentes tipos de objeto podem ter diferentes ciclos de vida, cada um com seus próprios estágios personalizados. O Gerenciamento do Ciclo de Vida suporta a definição e manutenção de (vários) platôs, e incluindo:
  • uma visão de Life Cycle para a modelagem dos ciclos de vida
  • um perfil de gerenciamento de ciclo de vida básico, que define um atributo de ciclo de vida que representa o estágio ou fase do ciclo de vida "atual" para um objeto
  • para modelar a evolução do ciclo de vida de um objeto ao longo do tempo, está disponível uma dimensão de tempo, que pode ser adicionada a qualquer atributo ou métrica
  • o perfil de gerenciamento de ciclo de vida permite que você defina dependências entre as fases do ciclo de vida para os diferentes (tipos de) objetos
Figura 2 - Visão de Life Cycle com ciclos de vida

Alguns exemplos de ciclos de vida típicos são o ciclo de vida de Aplicativos, o ciclo de vida da Tecnologia, o ciclo de vida dos Projetos, o ciclo de vida das Capacidades, e outros. Estes ciclos de vida podem ser usados para suportar a tomada de decisão e identificar conflitos potenciais.

Por exemplo, com a ajuda do ciclo de vida de Aplicativos, você pode identificar quais aplicativos ainda estão em desenvolvimento, em operação, e quais estão sendo aposentados. Isto pode ajudá-lo a ter a percepção sobre onde os investimentos estão atualmente sendo feitos, e quais custos serão reduzidos quando certos aplicativos forem encerrados. De forma similar, todos os outros tipos de ciclo de vida podem fornecer percepções para suportar a tomada de decisões.

O ciclo de vida das Capacidades facilita a criação de roteiros de desenvolvimento de capacidades. Estes tipos de roteiros estão no coração do Planejamento Baseado em Capacidades (CBP-Capacity Based Planning), e podem ser usados para planejar e monitorar o desenvolvimento de uma capacidade ao longo de um certo período.

Formas Alternativas para Modelar as Transições ao Longo do Tempo

A forma mais comum para a modelagem do tempo é através das visões de Roadmap e de Life Cycle. Formas alternativas para a modelagem de transições ao longo do tempo sem realmente usar uma linha do tempo inclui os perfis, ou platôs, Roadmap e Life Cycle. Eles são usados mais comumente no contexto da implementação e migração.

Através da ligação de um perfil Life Cycle a um elemento em uma visão, pode ser atribuído um estágio ou fase do ciclo de vida ligado a um platô, representando um estado relativamente estável da arquitetura, durante um período limitado de tempo. Este perfil distingue as fases do ciclo de vida como Em Desenvolvimento, Em Uso, Desatualizado, e Fora de Uso. Através da comparação entre diferentes visões, e a utilização de visões de cores, os diferentes estágios do ciclo de vida dos objetos podem ser visualizados.

Figura 3 - Visão de Cores do Ciclo de Vida dos Aplicativos

Para Saber Mais

Para saber mais sobre como o BiZZdesign Enterprise Studio, e como o gerenciamento e análise do tempo pode agregar valor aos seus modelos da arquitetura, entre em contato com a Centus Consultoria e solicite uma demostração.


http://bizzdesign.centus.com.br/biblioteca/ebooks/empresa_adaptativa
eBook A Empresa Adaptativa - Prosperando em uma Era de Mudanças
As organizações sempre tiveram que se adaptar a um mundo em mudança, mas o ambiente turbulento de hoje é mais demandante do que jamais foi. Sua organização precisa inovar mais rápido, em uma base contínua, enquanto mantém o controle sobre os riscos, orçamento e conformidade.

Solicite sua cópia GRÁTIS aqui


* Antonio Plais é consultor-sênior e proprietário da Centus Consultoria