7 Visões Estratégicas Importantes no Enterprise Studio - Parte 2

postado em 13 de ago de 2018 09:00 por Antonio Plais   [ 13 de ago de 2018 09:17 atualizado‎(s)‎ ]
Originalmente postado por Marc Lankhorst*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Na nossa postagem anterior, descrevemos como o Enterprise Studio suporta o Canvas de Modelo de Negócio, mapas de Ecosistema, Painel de Avaliação Balanceado, incluindo análise SWOT, PESTEL e Cinco Forças, e mapas de calor, para destacar informações importantes para a sua organização. Agora, gostaríamos de focar em visões mais avançadas e análises que ajudam você a avaliar a viabilidade da sua estratégia e dos seus modelos de negócio e então caminhar em direção à sua implementação.

1. Análise de Cenários

Para avaliar a robustez dos seus modelos de negócio contra as incertezas futuras, as análises mencionadas anteriormente podem ser combinadas com uma abordagem de teste de stress do modelo de negócio. Por exemplo, você pode basear estes cenários nas dimensões da análise PESTEL, onde você analisa tendências, desenvolvimentos e incertezas políticas, econômicas, socioculturais, tecnológicas, ambientais e legais. Análises de cenário clássicas selecionam os dois temas com maior incerteza e impacto potencial, o que lhe fornece quatro quadrantes, mas você pode fazer isso com qualquer número de dimensões. Se o seu modelo de negócio se sustenta considerando cada um destes possíveis resultados, ele é robusto, mas se ele se desintegra caso um destes possíveis cenários venha a se materializar, você pode estar correndo riscos substanciais.

Na nossa visão de análise de cenários, você pode diagramar os elementos do seu modelo de negócio como expresso no Canvas de Modelo de Negócio que mostramos anteriormente. Estes elementos podem, então, ser analisados junto com os temas e cenários que você considere que possam afetá-los, e você pode escolher dois extremos em cada tema para avaliar. Usando este modelo, você pode ver como os diferentes elementos do seu modelo de negócio se sustentam contra estes futuros conflitantes possíveis em termos dos seus efeitos nos custos, risco e outros impactos de negócio relevantes. No exemplo abaixo, mostramos o impacto do uso de sistemas cognitivos para a interação com o cliente. Os dois extremos deste tema são mostrados: a interação humana prevalece versus agentes conversacionais se tornam dominantes. O impacto no custo e no risco para os vários elementos do modelo de negócio são, assim, avaliados. Na parte de cima da figura, você pode ver como estes valores são agregados através de todo o modelo de negócio.

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Análise de cenário do modelo de negócio (clique para ver o modelo completo)

Naturalmente, você não pode prever o futuro, mas uma análise de cenário como esta ajuda você a reduzir o risco da implementação de um modelo de negócio. Se você descobre que algumas partes dele irão quebrar facilmente em certos cenários, por exemplo porque são muito caros para serem implementados ou para se conformar com regulações legais, você pode decidir que este modelo de negócio é muito perigoso.

2. Painéis de Controle de Portfólios

Uma parte importante do seu modelo de negócio e da sua estratégia é, naturalmente, o seu conjunto de proposições de negócio. Você pode usar a funcionalidade de gerenciamento de portfólio do Enterprise Studio para gerenciar seu portfólio de produtos e serviços, criando uma matriz crescimento-participação (conhecida como Matriz BCG) como mostrado no exemplo abaixo. Você pode ver a receita, a participação de mercado e o crescimento de mercado para vários produtos de seguro, e suas classificações como 'estrela', 'cachorro', 'vaca leiteira' e 'interrogação'. Isto ajuda você a identificar oportunidades para investimentos estratégicos, produtos importantes que precisam ser reforçados para proteger a participação de mercado, produtos de baixo desempenho que podem, talvez, ser descontinuados, e por aí...

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Matriz crescimento-participação

Você pode combinar isso com a análise de cenário para avaliar o impacto de diferentes cenários futuros no seu portfólio de produtos.

3. Mapas de Jornada

Como tudo isso é baseado em um conjunto integrado de modelos, você pode facilmente navegar da análise estratégica para os modelos de negócio correspondentes, e se aprofundar nos seus processos e recursos de negócio. Por exemplo, você pode procurar sinergias potenciais para melhorar a eficiência operacional, endereçar o impacto de novas demandas regulatórias nas suas operações de negócio, encontrar novas fontes de receita, analisar riscos operacionais ou endereçar a qualidade da sua experiência do cliente.

Nós já escrevemos sobre Mapas de Jornada do Cliente antes, uma técnica cada vez mais popular para encontrar formas de melhorar a experiência do cliente para levar ao crescimento da participação de mercado. Em outra postagem sobre Mapa da Jornada do Resultado de Negócio, discutimos uma técnica similar - o uso destes mapas para expressar como os resultados relevantes são realizados através de fluxos de valor e capacidades, efetivamente definindo o modelo operacional da organização. Eles podem, naturalmente, ser ligados com as avaliações e metas mencionadas acima, e com o modelo de negócio geral expresso no Canvas de Modelo de Negócio. Desta forma, você tem uma visão geral completa do(s) modelo(s) de negócio e modelo(s) operacional(ais) da sua empresa.

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Mapa da Jornada de Resultado de Negócio

Rumo à implementação

Para ajudar você a decidir quais iniciativas precisam ser fundeadas e priorizadas para agir na direção estratégica que você escolheu, você pode relacionar todas as descrições da estratégia anteriormente mencionadas com seus portfólios de programas e projetos de mudança. A implementação destas iniciativas em termos de valor dos novos fluxos de valor, melhoria de capacidades, mudanças organizacionais, processos de negócio novos ou melhorados, e sistemas de TI, podem ser, naturalmente, planejados com maiores detalhes usando nossa funcionalidade de roteirização e ciclo de vida. Discutiremos isso em futuras postagens.


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* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.