Prepare sua Organização para a Mudança: 6 Capacidades Principais

postado em 22 de jan de 2018 03:01 por Antonio Plais   [ 22 de jan de 2018 03:06 atualizado‎(s)‎ ]
Originalmente postado por Marc Lankhorst & Peter Matthijssen*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Poucas empresas têm uma forma confiável e sistemática para traduzir a estratégia do negócio em ações através de todas as partes relevantes da organização. Pesquisa sobre transformações digitais realizada pelo MIT Sloan[1] distingue entre o 'que' (o que uma organização quer atingir) e o 'como' (como uma organização realiza a mudança), e mostra que as organizações que focam no 'como' se apresentam muito melhores para executar as transformações. Elas não gastam muito tempo pensando sobre como o futuro será; elas garantem que estarão preparadas quando a necessidade por mudanças chegar. Nós gostamos de chamar estas organizações de 'adaptativas'.

Transformar uma organização em uma empresa adaptativa não é fácil. Isto requer que você habilite, execute e acelere a mudança em todos os níveis da organização e, ao mesmo tempo, mantenha o controle. Como fazer isso?

Nós não acreditamos em um método passo-a-passo para a transformação e mudança dos negócios, uma vez que as abordagens 'um tamanho serve para todos' raramente funcionam. Ao invés disso, as empresas verdadeiramente adaptativas, em nossa experiência, focam nas seis capacidades principais mostradas na figura abaixo. Se você quer ser adaptativo, você precisa:

1. Simplificar: A complexidade é inimiga da mudança. Ela causa incerteza e efeitos colaterais indesejáveis.

2. Inovar: Você precisa tentar novas coisas. Criar espaço para aprender e evoluir.

3. Colaborar: Adaptar-se a circunstâncias em constante mudança é um trabalho conjunto. Trabalhar junto em direção a metas compartilhadas.

4. Acelerar: Seu ambiente está mudando cada vez mais rápido, e você deve acompanhar o ritmo. Mude a forma como você muda.

5. Decidir: Decisões precisam ser tomadas em todos os níveis da organização. Você não pode esperar sempre pelos 'níveis superiores', mas ao mesmo tempo você precisa estar alinhado em direção às mesmas metas.

6. Controlar: Conformidade e gerenciamento de risco não pode ser negligenciado. Transparência é a chave.

Nos tempos digitais de hoje, todos objetivam usar a TI de forma efetiva para digitalizar suas operações diárias. Por que não usar a força do software para também habilitar e crescer sua capacidade de mudança?

Para ajudar, nosso eBook vai mais fundo nestas seis capacidades e lhe proporciona orientação a respeito de como se tornar uma empresa verdadeiramente adaptativa e vencer nesta era de mudanças.

Software, por si só, não torna sua empresa mais adaptativa, mas é um instrumento essencial para lidar com grandes volumes de informação, tomar decisões bem informadas, e executar as mudanças mais efetivamente. Software de desenho de negócios colaborativo fornece uma única fonte da verdade sobre o estado corrente e os planos futuros da organização, e é um habilitador chave para as empresas adaptativas,

http://bizzdesign.centus.com.br/biblioteca/ebooks/empresa_adaptativa
Nós publicamos o eBook 'A Empresa Adaptativa - Prosperando em uma Era de Mudanças ', no qual explicamos nossa visão destes desafios da mudança e do controle em empresas complexas, e descrevemos as capacidades mencionadas acima em maiores detalhes. Clique no link para solicitar sua cópia grátis deste eBook.






[1] “Digital Transformation: a roadmap for billion-dollar organizations”, MIT Sloan, 2011

* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia, e Peter Matthijssen é Diretor de Tecnologia, da BiZZdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.